SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialO Uso do Software Iramuteq: Fundamentos de Lexicometria para Pesquisas Qualitativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MEDEIROS, Luciana Fernandes de et al. Sofrimento Psicológico, Medicalização e Mulher: Contribuições no Campo da Saúde Pública. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.spe, pp. 1561-1580. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.64035.

Nos últimos anos temos visto um crescimento de sofrimento psicológico em mulheres atendidas na assistência de saúde primária em países em desenvolvimento. Este artigo teve como objetivo analisar o sofrimento psicológico em uma pequena cidade no Nordeste do Brasil e sua relação com a medicalização. Aplicamos 202 questionários SRQ-20 na primeira etapa da pesquisa em 3 unidades de saúde pública. Na segunda etapa, quatro mulheres foram entrevistadas e os dados foram analisados com o apoio da Etnografia Institucional. Os resultados demonstraram um alto número de usuários dessas unidades de saúde pública em sofrimento psicológico (47,02%). Esses dados também apontaram para uma prevalência significante de mulheres em sofrimento psicológico, o uso de medicamentos e o esforço em lidar com as dificuldades cotidianas. A medicalização do sofrimento psicológico apareceu diversas vezes nos relatos analisados neste estudo, evidenciando a invisibilidade desses sofrimentos através do discurso biomédico e medicalizante. Esses fatores desvelam as dificuldades em viver na contradição de ser mulher na contemporaneidade inserida numa sociedade que se revela capitalista e patriarcal.

Palavras-chave : sofrimento psicológico; medicalização; etnografia institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License