SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueLetters Knowledge in Kindergartners: Effects of Using of a Mnemonic AlphabetThe Contribution of Morphological Processing to Reading Speed at The End of the Literacy Cycle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

QUIRIN, Maria Abigail Aguilar; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis  and  JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo. Engajamento Escolar e Preditores Cognitivos da Leitura: um Estudo Longitudinal. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.spe, pp. 1604-1624. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.64037.

O presente estudo investigou a relação dos preditores cognitivos da leitura e do engajamento escolar com a habilidade de leitura. Participaram dessa pesquisa 74 crianças falantes do português brasileiro. As crianças eram de uma escola pública e tinham uma idade aproximada de 10 anos no início da pesquisa. Avaliou-se a consciência morfológica, a consciência fonológica, a memória de trabalho fonológica, a nomeação seriada rápida, a inteligência, o engajamento escolar e a leitura dos participantes em dois momentos: no final do 4º ano do Ensino Fundamental e no meio do 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados de análises de regressão evidenciaram que as variáveis cognitivas são as mais importantes na predição da leitura. Identificou-se uma relação causal da precisão de leitura para a consciência fonológica e uma relação recíproca entre a nomeação seriada rápida e a fluência de leitura. A consciência morfológica foi importante para a compreensão de leitura, juntamente com o engajamento comportamental. Esses resultados reforçam a importância de se estimular os preditores cognitivos da leitura e de se incentivar o envolvimento dos alunos na escola durante a aprendizagem da leitura.

Keywords : engajamento escolar; consciência fonológica; consciência morfológica; nomeação seriada rápida; leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License