SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialComprensión Lectora: Efectos de la Enseñanza Explícita en 3º año de la Enseñanza PrimariaEvaluación Formal y Opinion de Profesores sobre el Letramento en la Educación Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

CORSO, Helena Vellinho  y  PICCOLO, Luciane da Rosa. Avaliação de Efetividade de Programa de Compreensão Leitora - Resultados da Intervenção no Quinto Ano Escolar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.spe, pp. 1703-1727. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.64042.

O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da aplicação do programa LE (Leitura Compreensiva e Encantamento - Formando Leitores Motivados e Competentes) em alunos de quinto ano (escolas públicas). Participaram 64 crianças (29 meninas; 35 meninos; média de idade 10 anos), distribuídas em duas classes controle e duas experimentais. A professora responsável por essas últimas recebeu treinamento para implementar o programa, composto por uma seleção de textos narrativos e atividades que giram em torno de dois núcleos principais e integrados: componentes da compreensão de leitura e funções executivas. Os estudantes foram avaliados antes e depois da intervenção em medidas de leitura (reconhecimento de palavra, fluência e compreensão de leitura), e em tarefas neuropsicológicas (funções executivas). Participantes do programa apresentaram pontuações superiores em relação às crianças do grupo controle na avaliação de acompanhamento em medidas de compreensão de leitura e funções executivas, com tamanhos de efeito variando de médio (d de Cohen = 0,56) para alto (d = 0,92). Conclui-se (1) pela efetividade do programa, destacando-se o baixo nível socioeconômico da amostra, variável relacionada com baixos níveis de leitura; (2) por sua aplicabilidade na escola, dada a implementação bem sucedida por uma professora junto a classes inteiras.

Palabras clave : compreensão de leitura; avaliação de leitura; intervenção em compreensão de leitura; funções executivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License