SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Pasajes por la Historia de la Gestalt: de Mach/Ehrenfels a Wertheimer, Koffka y KöhlerCelebrar una Revista, Rescatar una Historia: 20 Años de Estudos e Pesquisas em Psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

FALCONE, Rosa. Debates Feministas em Revistas Argentinas da Primeira Metade do Século XX. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.1, pp. 418-434.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2022.66500.

No âmbito da pesquisa histórica sobre as particularidades dos "feminismos" na Argentina, o objetivo deste artigo é abordar esta questão com base em levantamento das revistas feministas (Nuestra causa, Vida Femenina, Criterio), publicadas ao longo da primeira metade do século XX. Em continuidade com linhas de pesquisa anteriores, propomos aprofundar nos debates produzidos entre as mulheres feministas que, com o objetivo de defender direitos, revelam diversos grupos ideológicos abrigados em instituições frequentemente em confronto. As discussões decorrentes da leitura de fontes primárias nos deram a possibilidade de chegar a algumas conclusões preliminares sobre a pertença ideológico-política dos grupos de mulheres que sustentam a edição das revistas, e as razões para os debates. Dadas as possibilidades de espaço, apresentaremos três correntes que emergem da análise das fontes: o lado feminista da tradição socialista, os grupos que representam as ideologias liberais e, finalmente, as mulheres católicas. Com respeito a este último grupo, incorporamos a revista Sur, dirigida por Victoria Ocampo (1890-1986), que nos permitirá examinar os debates e as discrepâncias ideológicas entre as mulheres católicas e liberais.

Palabras clave : história da psicologia; Argentina; feminismo; política; ideologias..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )