SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1The neurobiology os schema therapy anda the unconscious processingIrrational beliefs as internal source of emotional stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CAVALCANTI, Alessandra Magalhães  and  SANTOS, Natanael Antonio dos. Os efeitos da depressão na percepção visual de contraste em humanos: achados preliminares. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 21-28. ISSN 1808-5687.

Este estudo teve por objetivo caracterizar alterações na percepção visual da forma em portadores de depressão maior, utilizando a função de sensibilidade ao contraste (FSC). Participaram dos experimentos seis voluntários, entre 20 e 26 anos, três sem depressão e três com depressão maior, todos livres de doenças oculares identificáveis. A FSC foi estimada com as freqüências radiais de 0,2; 1 e 4 cpg e o método psicofísico da escolha forçada. Os resultados mostraram que a sensibilidade máxima para freqüências radiais ocorreu em 0,2 cpg para ambos os grupos. Entretanto, os participantes com transtorno depressivo precisaram de aproximadamente 1,7 vezes mais contraste, para detectar as freqüências radiais de 0,2 e 1 cpg e da ordem de 3,4 vezes mais contraste, para detectar a freqüência radial de 4 cpg, quando comparados aos participantes sem transtorno. Os resultados demonstraram alterações na sensibilidade ao contraste relacionadas à depressão maior.

Keywords : Percepção visual da forma; Sensibilidade ao contraste; Depressão; Freqüência radial.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License