SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Crenças irracionais como fontes internas de stress emocionalA abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia no tratamento da anorexia nervosa e bulimia nervosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ARRUDA, Eliana da Silva Ramos. Terapia cognitiva narrativa em grupos terapêuticos de mulheres de terceira idade: uma perspectiva sócio-clínica . Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 35-44. ISSN 1808-5687.

Este artigo tem sua origem a partir da dissertação de mestrado em que foi estudada a identidade de mulheres de terceira idade pela análise de conteúdo de narrativas de um grupo de apoio, resultado de trabalho de campo com um grupo de mulheres idosas que passam por um processo completo da terapia cognitiva narrativa. Nele, é enfocada a atuação terapêutica proposta como uma estratégia para se pensar na ampliação dos nossos recursos clínicos, interligando-os à prática comunitária e social. O objetivo é refletir sobre a inter-relação da Psicologia Clínica e da Social, apresentando-se um modelo de atuação em que essa interface foi característica. Para tanto, a metodologia que é sugerida condiz com o enfoque narrativo, adaptado a grupos terapêuticos, formados pela problemática comum, o que exige verificar questões identitárias numa visão psicossocial. Foi aplicado o método de Psicoterapia Cognitiva Narrativa, observando-se, no grupo de mulheres de terceira idade, as atitudes: Recordação, Descrição (ou Objetivação), Subjetivação, Metaforização e Projeção. Como resultado, além do prazer experimentado no ato de narrar e reconstruir significados, dimensiona-se o sentido de vida e projetos individuais, que corresponderiam ao resgate de cidadania, saúde mental e qualidade de vida das participantes. Concluindo, a tríade - narrativa, identidade e vida -, foco central do projeto de existência humana, revela o Carpe Diem (agarrar o momento), ou seja, viver narrativamente, formando-se e efetuando trocas com o mundo num perpétuo vir-a-ser.

Palavras-chave : Narrativas; Psicossocial; Grupos de apoio; Terapia narrativa; Processos psicossociais; Terceira idade; Mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License