SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Terapia cognitiva narrativa em grupos terapêuticos de mulheres de terceira idade: uma perspectiva sócio-clínicaObesidade e tratamento: desafio comportamental e social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ABREU, Cristiano Nabuco de  e  FILHO, Raphael Cangelli. A abordagem cognitivo-construtivista de psicoterapia no tratamento da anorexia nervosa e bulimia nervosa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 45-58. ISSN 1808-5687.

Dos Transtornos Alimentares, a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa são os que mais têm levado pacientes adolescentes, geralmente do sexo feminino, a buscarem auxilio. Tal ajuda ocorre através do tratamento fornecido por uma equipe multidisciplinar consistindo de psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. A psicoterapia cognitivo-construtivista está sendo utilizada em um projeto-piloto no AMBULIM e tem se mostrado um poderoso componente da melhora desta população. Desta forma, o objetivo do texto será discutir: (a) as principais características e os critérios diagnósticos da Anorexia Nervosa e da Bulimia Nervosa; (b) alguns preceitos envolvendo as bases teórico-práticas das abordagens cognitivo-construtivistas; (c) as características psicológicas mais comuns dos pacientes com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa, bem como os respectivos programas de atendimento (protocolos) desenvolvidos pelo autor; e (d) as conclusões gerais da prática clínica e algumas outras considerações.

Palavras-chave : Cognitivo-construtivista; Anorexia; Bulimia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License