SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Cognitive-constructivist approach in psychotherapy for the treatment of anorexia nervosa an bulimia nervosaAssessment and brief interventions for adolescents with substance abuse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

SOUZA, Jakeline Maurício Bezerra de et al. Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 59-67. ISSN 1808-5687.

A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar aspectos comportamentais e sociais envolvidos na dificuldade em perder peso e mantê-lo a longo prazo, após tratamento nutricional para perda de peso. A amostra foi composta de pacientes que buscaram tratamento nutricional no Hospital Universitário Onofre Lopes, e seus familiares. A coleta de dados ocorreu através de questionários e em dois momentos: no início e após 6 meses de tratamento. Foram entrevistadas 10 pessoas: 5 mulheres, com idade entre 25-57 anos, e um dos seus familiares, totalizando também 5. No início do tratamento identificou-se que as pacientes possuíam um padrão de comportamento alimentar incorreto e desorganizado, como por exemplo, deixar de realizar alguma refeição. Um dos aspectos mais importantes como desencadeadores da vontade de comer, refere-se aos fatores emocionais e situacionais: ansiedade, angústia, preocupação, solidão, tensão/estresse, raiva e tristeza. Após 6 meses de tratamento, os resultados demonstram que as pacientes fizeram algumas modificações em seu comportamento alimentar, porém, estas modificações não foram suficientes para garantir bons resultados: apenas 2, conseguiram perder peso. O apoio social foi identificado como uma variável importante. As pacientes que o recebem, relatam bem estar e motivação, as que não, frustração. Quanto aos familiares, estes percebem que a obesidade é prejudicial à saúde, sendo assim importante fazer dieta. Afirmam que podem ajudar no tratamento, no entanto não sabem como fazê-lo. Provavelmente uma intervenção que contasse com a participação dos familiares produzisse melhores resultados.

Keywords : Obesidade; Tratamento; Apoio familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License