SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Obesidade e tratamento: desafio comportamental e socialLevantamento sobre o uso de álcool e drogas em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

OLIVEIRA, Margareth da Silva. Avaliação e intervenção breve em adolescentes usuários de drogas. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 69-74. ISSN 1808-5687.

Recentes estudos têm apontado altos níveis de prevalência de transtornos psiquiátricos entre adolescentes usuários de drogas. Neste artigo, fazemos uma revisão teórica sobre as comorbidades e intervenção breve direcionada a adolescentes, apresentando dados relativos ao projeto piloto: “Projeto de Atenção Especial ao Adolescente Infrator Usuário de Drogas”. Foram avaliados 39 adolescentes, em média com 16 anos de idade. Todos os adolescentes eram usuários de maconha, dos quais 83% usavam tabaco e 54% álcool. Desses, 19 adolescentes (48,7%) têm parentesco de primeiro grau com familiar que possui problema com drogas. Outro dado relevante foi a presença de comorbidades, especialmente com os Transtornos Disruptivos, 37% preenchiam critérios para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, 30% para Transtorno de Conduta e 17% para Transtorno Desafiador de Oposição. Elegemos a Intervenção Breve na abordagem da Entrevista Motivacional para acompanhamento terapêutico. Os adolescentes respondiam a escala URICA (University Rhode Island Change Assessment) e 84% deles endossaram estágio da pré-contemplação. No processo terapêutico desenvolvido, verificou-se que houve mudanças significativas no estágio de pré-contemplação, mostrando maior conscientização do seu estilo de vida. Baseados nesses achados, indicamos uma avaliação cuidadosa e a Entrevista Motivacional para atender a esta demanda.

Palavras-chave : Adolescência; Drogas; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License