SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Levantamento sobre o uso de álcool e drogas em universitáriosControle percebido: um estudo comparativo entre homens e mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SARDINHA, Aline et al. Intervenção cognitivo-comportamental com grupos para o abandono do cigarro. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 83-90. ISSN 1808-5687.

O tabagismo é considerado atualmente um problema de saúde pública. A abordagem cognitivo-comportamental tem sido empregada no tratamento do tabagismo e as análises dos resultados obtidos ao longo do tempo apontam para um corpo de evidências que enfatizam o papel eficaz dessas técnicas na cessação de fumar. Pretende-se aqui apresentar os resultados de dois anos de trabalho realizado em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro. As intervenções foram realizadas no Centro Universitário de Controle do Câncer, vinculado ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj), com pacientes de ambos os sexos que precisam e/ou querem romper com o vício da nicotina. A intervenção objetiva uma redução gradual da nicotina e posterior parada e o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento diante das situações de risco que levam ao fumar. Diversos são os procedimentos empregados, destacando-se os esclarecimentos sobre a atuação da nicotina no organismo, as orientações aos pacientes no sentido de lidarem com os sintomas de abstinência, entre outros. Os grupos estruturam-se em seis sessões, semanais, são compostos por no máximo dez pacientes e apresentam duração média de duas horas. A primeira sessão é uma sessão de preparação, que serve para motivar o paciente para a mudança. São ainda oferecidas sessões de manutenção, a cada quinze dias, por um período de pelo menos três meses após o término do grupo de parada.

Palavras-chave : Tabagismo; Abordagem cognitivo-comportamental; Grupo de parada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License