SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Intervenção cognitivo-comportamental com grupos para o abandono do cigarroOrientação de pais de crianças com fobia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SANTOS, Andréa Temponi dos. Controle percebido: um estudo comparativo entre homens e mulheres. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 91-100. ISSN 1808-5687.

Entre os moderadores do bem-estar subjetivo está o senso de controle. Objetivos: verificar semelhanças e diferenças entre homens e mulheres adultos e idosos quanto ao senso de controle. Sujeitos: foram 300, em três grupos de idade (20-29, 40-49 e 60-69), cada um com 50 homens e 50 mulheres. Instrumentos: foi realizado um estudo de corte transversal através de dois instrumentos: questionário de dados sócio-demográficos; escala multidimensional de auto-controle. Resultados. Através da estatística descritiva (medidas de tendência central e dispersão e testes de comparação entre as médias), concluiu-se que os grupos crêem fortemente que podem controlar sua saúde e suas relações sociais. Os escores mais baixos ocorreram entre os idosos. Os que menos crêem no próprio esforço como veículo de controle, são os que mais acreditam na sorte e em outros poderosos. Os mais velhos são os que menos crêem na possibilidade de controlar relações sociais e familiares, finanças e produtividade. Os jovens atribuíram mais a si do que os idosos o controle da própria saúde e das relações sociais.

Palavras-chave : Controle percebido; Adulto; Senso de controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License