SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Controle percebido: um estudo comparativo entre homens e mulheresTreinamento em habilidades com genitores em situação de guarda compartilhada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

PORTO, Patrícia. Orientação de pais de crianças com fobia social . Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 101-110. ISSN 1808-5687.

As práticas de psicoterapia Cognitivo-Comportamental têm se mostrado eficazes no tratamento da Fobia Social. Este trabalho apresenta os prejuízos que esta psicopatologia pode trazer à vida dos pacientes e salientar a importância da intervenção desde a infância. A Terapia Cognitivo-Comportamental na infância apresenta dois enfoques distintos que são interdependentes: a intervenção realizada diretamente com a criança e a intervenção realizada com a família. Na Fobia Social, a participação dos pais recebe especial atenção porque o contexto familiar tem sido enfatizado como crítico para aquisições de habilidades sociais na infância. O psicólogo deve estar atento as variáveis parentais que podem prejudicar o tratamento. Essas variáveis devem ser identificadas desde o início, de forma que a intervenção com a criança apresentará maiores chances de sucesso.

Palabras clave : Terapia cognitivo-comportamental; Fobia social; Orientação de pais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License