SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Orientação de pais de crianças com fobia socialTratamento da hepatite C: sintomas psicológicos e estratégias de enfrentamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GOLDRAJCH, Danielle. Treinamento em habilidades com genitores em situação de guarda compartilhada. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 111-118. ISSN 1808-5687.

O presente relato de caso consiste na descrição de uma intervenção psicológica no âmbito judicial. As ações judiciais das Varas de Família, que incluem disputas de guarda e regulamentação das visitações dos genitores, freqüentemente são encaminhadas para uma avaliação psicológica, que apresenta um laudo com uma sugestão técnica para o litígio. No presente caso, os genitores disputavam a guarda da filha de quatro anos, que residia a cada semana na casa de um deles. Estes se comunicavam de forma marcadamente hostil e seu relacionamento era de intensa agressividade, impossibilitando uma eficaz troca de informações, o que gerava descontinuidade nos cuidados fornecidos à criança. Após a entrega do laudo, foi determinado um acompanhamento psicológico com o objetivo de realizar um treinamento de habilidades de comunicação, assim como de coordenação das orientações fornecidas à filha, visando a garantir a continuidade de cuidados e a proteção integral à criança. O acompanhamento resultou em melhora na qualidade de comunicação e colaboração nos cuidados à criança e na elaboração de um acordo judicial entre os genitores.

Palavras-chave : Guarda compartilhada; Técnicas cognitivo-comportamentais; Psicologia jurídica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License