SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Treinamento em habilidades com genitores em situação de guarda compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MIYAZAKI, Maria Cristina de Oliveira Santos et al. Tratamento da hepatite C: sintomas psicológicos e estratégias de enfrentamento. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.1, pp. 119-128. ISSN 1808-5687.

A hepatite C é uma das principais causas de doenças hepáticas crônicas no mundo e atinge principalmente uma população jovem, entre 30 e 40 anos de idade. A medicação utilizada - interferon alfa (ou interferon alfa peguilado) e ribavirina - tem sido associada a sintomas psicológicos e transtornos mentais, que podem ter um impacto negativo sobre o curso da doença e levar à interrupção do tratamento. Depressão, ideação suicida e transtorno de estresse pós-traumático são alguns dos problemas relatados durante o uso das drogas recomendadas. Assim, psicólogos têm sido solicitados a avaliar estes pacientes antes do início e durante o tratamento, para monitorar sintomas psicológicos e intervir quando necessário. O objetivo deste estudo é fornecer o exemplo de um protocolo de avaliação psicológica, bem como discutir estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes que apresentam (ou não) sintomas psicológicos durante o tratamento com interferon alfa (ou interferon peguilado) e ribavirina. Este protocolo tem se mostrado útil no acompanhamento de pacientes realizando o tratamento e é utilizado pelo psicólogo que integra a equipe interdisciplinar da área.

Palavras-chave : Hepatite C; Sintomas psicológicos; Estratégias de enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License