SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Psicoterapia e neurociências: um encontro frutífero e necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PERGHER, Giovanni Kuckartz  e  STEIN, Lilian Milnitsky. Entrevista cognitiva e terapia cognitivo-comportamental: do âmbito forense à clínica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 11-20. ISSN 1808-5687.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas das possíveis relações entre os princípios fundamentais da técnica da Entrevista Cognitiva (EC) e suas aplicações para a prática das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs). A EC é uma ferramenta forense que busca maximizar a quantidade e a qualidade das informações obtidas em depoimentos testemunhais. Para tanto, integra conhecimentos de áreas como a Psicologia Cognitiva e a Psicologia Social. A EC é estruturada em diferentes etapas, cada uma delas com fundamentos e procedimentos específicos que, em conjunto, contribuem para seu sucesso como um todo. Para cada uma das etapas da EC, os autores lançam reflexões acerca dos possíveis benefícios que os respectivos fundamentos e técnicas poderiam trazer para o contexto da prática clínica, discutindo as possibilidades de integração entre pesquisa básica e psicoterapia.

Palavras-chave : Entrevista cognitiva; Memória; Terapias cognitivo-comportamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License