SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Psicoterapia e neurociências: um encontro frutífero e necessárioA teoria da vinculação e a prática da psicoterapia cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CASTANON, Gustavo Arja. Construtivismo e terapia cognitiva: questões epistemológicas. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 31-42. ISSN 1808-5687.

Este artigo investiga a alegação usualmente feita por terapeutas construtivistas sobre o suposto caráter objetivista da Terapia Cognitiva. Partindo da definição de construtivismo como a posição que defende o papel ativo do sujeito na construção de suas representações da realidade, apresenta-se um brevíssimo resumo da proliferação atual de posições auto-denominadas construtivistas na Psicologia, que muitas vezes assumem teses que contrariam o espírito original desta posição filosófica. Depois, o trabalho demonstra a diferença entre as afiliações epistemológicas da Terapia Comportamental, positivista lógica, e Cognitiva, racionalista crítica. Em seguida, esclarece o caráter construtivista do Racionalismo Crítico, concluindo por fim que a Terapia Cognitiva é essencialmente construtivista e que a raiz de algumas alegações da Terapia Construtivista é a confusão epistemológica e ontológica na qual esta está mergulhada. Dividida entre várias interpretações de construtivismo, ela não consegue se decidir entre o construtivismo e o relativismo, ou entre o realismo e o idealismo.

Palavras-chave : Terapia cognitiva; Terapia construtivista; Construtivismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License