SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2A teoria da vinculação e a prática da psicoterapia cognitivaO papel do supervisor de pesquisas com psicoterapia em clínica-escola: The supervisor's role in psychoterapy research in university centers índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MINATOGAWA, Taís Michele  e  NETO, Francisco Lotufo. Aspectos culturais e a aplicação da terapia cognitivo-comportamental: estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 59-65. ISSN 1808-5687.

A condução da Terapia Cognitivo-Comportamental para cliente de origem asiática mostrou a necessidade de se considerar fatores socioculturais, além de aspectos individuais no processo terapêutico. Os autores descrevem sessões de terapia de uma cliente de origem chinesa com dificuldades no relacionamento familiar e profissional relacionadas à hostilidade. Procurou-se adaptar o treinamento em auto-afirmação às características da cliente de herança cultural chinesa inserida em meio ocidental. As particularidades culturais e a aplicabilidade da Terapia Cognitivo-Comportamental foram consideradas e constituíram motivos de discussão.

Palavras-chave : Cultura; Terapia tognitivo-tomportamental; Auto-afirmação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License