SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Cultural aspects and the application of cognitive behavioral therapy: a case studyA study of the social skills of the fibromyalgic patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  and  PEREIRA, Rodrigo Fernando. O papel do supervisor de pesquisas com psicoterapia em clínica-escola: The supervisor's role in psychoterapy research in university centers. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 69-73. ISSN 1808-5687.

O artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao papel do supervisor em clínicas-escola de Psicologia, principalmente no que se refere ao continuum entre “pesquisa pura” e “tratamento puro”. A base da discussão é a longa experiência da primeira autora com o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para terapia em grupos de crianças e adolescentes. O ponto de partida é o reconhecimento do quanto é importante, para a formação dos alunos, ter a experiência em projetos de pesquisa que aproximem teoria e prática. Seguindo a concepção de Barlow, Hayes e Nelson-Gray (1999), o principal ponto de discussão do texto é a distinção central entre algumas características delimitadoras da “avaliação de pesquisa” em contraposição às de “avaliação de tratamento”. Cada uma dessas estratégias tem suas limitações e abrange algumas questões, cujas respostas específicas permitem ao supervisor e supervisionandos delimitarem pesquisa e tratamento de modo a alcançar os objetivos de cada uma delas. À guisa de ilustração, algumas dessas questões são respondidas, tendo como referencial o projeto de pesquisa vigente que envolve ambos autores, através da descrição de alguns recursos de atendimento psicológico em clinicas-escola. Tais recursos evidenciam o múltiplo papel do supervisor que trabalha em tais locais.

Keywords : Supervisão clínica; Avaliação de pesquisa; Avaliação de tratamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License