SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Aspectos culturais e a aplicação da terapia cognitivo-comportamental: estudo de casoUm estudo investigando as habilidades sociais de pacientes fibromiálgicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos  e  PEREIRA, Rodrigo Fernando. O papel do supervisor de pesquisas com psicoterapia em clínica-escola: The supervisor's role in psychoterapy research in university centers. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 69-73. ISSN 1808-5687.

O artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas ao papel do supervisor em clínicas-escola de Psicologia, principalmente no que se refere ao continuum entre “pesquisa pura” e “tratamento puro”. A base da discussão é a longa experiência da primeira autora com o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para terapia em grupos de crianças e adolescentes. O ponto de partida é o reconhecimento do quanto é importante, para a formação dos alunos, ter a experiência em projetos de pesquisa que aproximem teoria e prática. Seguindo a concepção de Barlow, Hayes e Nelson-Gray (1999), o principal ponto de discussão do texto é a distinção central entre algumas características delimitadoras da “avaliação de pesquisa” em contraposição às de “avaliação de tratamento”. Cada uma dessas estratégias tem suas limitações e abrange algumas questões, cujas respostas específicas permitem ao supervisor e supervisionandos delimitarem pesquisa e tratamento de modo a alcançar os objetivos de cada uma delas. À guisa de ilustração, algumas dessas questões são respondidas, tendo como referencial o projeto de pesquisa vigente que envolve ambos autores, através da descrição de alguns recursos de atendimento psicológico em clinicas-escola. Tais recursos evidenciam o múltiplo papel do supervisor que trabalha em tais locais.

Palavras-chave : Supervisão clínica; Avaliação de pesquisa; Avaliação de tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License