SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Um estudo investigando as habilidades sociais de pacientes fibromiálgicasPromoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SOUZA, Carmen Lúcia. Transição da menopausa: a crise da meia-idade feminina e seus desafios físicos e emocionais. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 87-94. ISSN 1808-5687.

Até a década de noventa, o climatério feminino era tema raramente abordado, tanto na literatura científica quanto na leiga. Pesquisa realizada na época na grande São Paulo atestava essa invisibilidade: a maior parte das mulheres entrevistadas afirmou que a menopausa devia ser vivida de forma discreta e silenciosa. Os sentimentos dessas mulheres em relação à menopausa eram, em grande parte, negativos decorrendo principalmente das alterações corporais que costumam ser características dessa fase. A partir do final dos anos noventa as publicações a respeito da menopausa aumentaram consideravelmente. O aspecto emocional dessa fase, no entanto, continuou pouco discutido. Uma forma de abordá-lo, que parece promissora, é considerar a fase de menopausa como um momento de “crise de desenvolvimento” (crise caracterizada pela mudança das tarefas psicológicas e dos papéis sociais). O papel da informação também é fundamental nesse processo, uma vez que as mulheres lamentam desconhecer as alterações orgânicas e emocionais características desse período, alterações essas que podem ser de grande impacto na auto-estima das mulheres. Os “grupos informativos sobre menopausa” têm se mostrado uma excelente opção para a veiculação dessas informações e neles, é essencial o papel do psicólogo cognitivo-comportamental.

Palavras-chave : Menopausa; Saúde da mulher; Crise de transição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License