SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Transição da menopausa: a crise da meia-idade feminina e seus desafios físicos e emocionaisGrupoterapia cognitivo-comportamental em crianças com TDAH: estudando um modelo clínico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

MATOS, Margarida Gaspar de et al. Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 95-102. ISSN 1808-5687.

O presente artigo descreve a implementação e avaliação de um Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais PPCPS (Matos, 1998; 2005) implementado em meio comunitário. O programa teve como objetivos a promoção de estilos de vida saudáveis através do desenvolvimento de competências sociais e incluiu conteúdos na área da comunicação interpessoal, identificação e solução de problemas, identificação e gestão de emoções e afirmação pessoal. O grupo foi constituído por 33 idosos residentes numa Freguesia de Lisboa, com idades compreendidas entre os 58 e 86 anos, na sua maioria do género feminino. As sessões semanais foram realizadas através de atividades de dramatização e grupos focais (grupos de discussão centrados num tema). Os dados obtidos na avaliação demonstram melhorias ao nível das preocupações pessoais e necessidades de aconselhamento, da percepção de bem-estar e das competências pessoais. Os resultados vêm sublinhar as vantagens da implementação do PPCS na promoção da saúde junto da população idosa e uma autonomização face aos serviços de saúde.

Palabras clave : Idosos; Saúde; Competência social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License