SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidadeTranstorno de pânico: da teoria à prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BELLE, Andressa Henke  e  CAMINHA, Renato Maiato. Grupoterapia cognitivo-comportamental em crianças com TDAH: estudando um modelo clínico. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 103-114. ISSN 1808-5687.

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a eficácia da grupoterapia cognitivo-comportamental em crianças com TDAH. A pesquisa foi desenvolvida no PIPAS (Programa Interdisciplinar de Promoção e Atenção a Saúde). Participaram da pesquisa vinte sujeitos do sexo masculino entre oito e onze anos (M=9,35; d.p=1,39). Estes foram avaliados antes e após a psicoterapia e (ou) após a passagem do tempo experimental, através dos seguintes instrumentos: Escala TDAH - versão para professores; MTA (SNAP)- IV aplicada com os pais e Protocolo de TDAH para pais. Os resultados apontam para uma redução significativa dos sintomas do TDAH na escola e em casa. Observaram-se, também, alterações positivas na percepção dos pais em relação aos filhos, nas estratégias de manejo comportamental utilizadas por estes e redução das queixas vindas da escola. A partir destes resultados sugere-se outros estudos, com amostras mais amplas, que avaliem a eficácia da grupoterapia cognitivo-comportamental em crianças com TDAH.

Palavras-chave : TDAH; Grupoterapia; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License