SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Grupoterapia cognitivo-comportamental em crianças com TDAH: estudando um modelo clínicoMecanismos terapêuticos na dependência química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SHINOHARA, Helene. Transtorno de pânico: da teoria à práticaPanic disorder: from theory to practice. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 115-122. ISSN 1808-5687.

O Transtorno de Pânico é um dos transtornos de ansiedade que atinge aproximadamente 3% da população, provoca grande sofrimento pessoal e impacto na vida diária dos pacientes. Uma súbita sensação de intensa apreensão, medo ou terror, em geral associada com sentimentos de desastre iminente, caracteriza um ataque de pânico. A presença recorrente destes ataques e a preocupação sobre ataques futuros e suas conseqüências descrevem essencialmente o Transtorno de Pânico. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem elaborado uma compreensão do Transtorno de Pânico que auxilia o terapeuta tanto na formulação do caso quanto no planejamento da intervenção terapêutica. Resultados de tratamentos psicológicos com sucesso têm sido relatados por vários centros de pesquisa. Além de uma sistematização didática sobre o transtorno, este artigo pretende também mostrar os resultados obtidos no atendimento de um caso de um homem de 40 anos, casado, com nível médio de escolaridade, que vinha apresentando ataques freqüentes de pânico e grande restrição na vida pessoal e profissional. A compreensão de fatores de desenvolvimento (informações errôneas sobre funcionamento corporal, preocupações com saúde, irritabilidade), precipitadores (conflitos conjugais e stress profissional) e mantenedores do transtorno (atenção vigilante e evitações das sensações) foram essenciais para uma adequada formulação do caso e tratamento.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Transtorno de pânico; Caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License