SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Transtorno de pânico: da teoria à práticaEstudo de relações entre fobia social e uso do álcool: Study of the relation between social phobia and drinking alchool author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

KARKOW, Mônica Junqueira; CAMINHA, Renato Maiato  and  BENETTI, Sílvia Pereira da Cruz. Mecanismos terapêuticos na dependência química. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 123-134. ISSN 1808-5687.

As técnicas cognitivo-comportamentais são utilizadas no tratamento da prevenção de recaída como recurso para a manutenção da abstinência de substâncias psicoativas. O objetivo da pesquisa foi determinar relações entre as técnicas e os mecanismos envolvidos nos processos de intervenção terapêutica. O estudo foi baseado na experiência do tratamento (internação e ambulatorial) de pacientes da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre-RS. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa reflexiva. O tempo de observação foi de oito meses e o material utilizado para a análise foram observações participativas das atividades da Unidade. As observações aconteceram de forma livre e não estruturada buscando-se observar interações paciente/terapeuta. O material de análise foi retirado do diário de campo e da síntese mensal do comportamento observado em paciente que se manteve abstinente. A técnica distração/relaxamento possibilitou situações de intervenção terapêutica em situações informais com os pacientes. A participação do terapeuta nas atividades do paciente torna possível acessar esquemas emocionais intervindo de modo que os tornem sensíveis à reestruturação. A análise dos dados demonstrou que a relação terapêutica e as técnicas cognitivo-comportamentais possibilitaram evolução pessoal aos pacientes, viabilizando aumento na qualidade de vida e manutenção da abstinência.

Keywords : Abstinência; Dependência química; Relação terapêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese

 

Creative Commons License