SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Transtorno de pânico: da teoria à práticaEstudo de relações entre fobia social e uso do álcool: Study of the relation between social phobia and drinking alchool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

KARKOW, Mônica Junqueira; CAMINHA, Renato Maiato  e  BENETTI, Sílvia Pereira da Cruz. Mecanismos terapêuticos na dependência química. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2005, vol.1, n.2, pp. 123-134. ISSN 1808-5687.

As técnicas cognitivo-comportamentais são utilizadas no tratamento da prevenção de recaída como recurso para a manutenção da abstinência de substâncias psicoativas. O objetivo da pesquisa foi determinar relações entre as técnicas e os mecanismos envolvidos nos processos de intervenção terapêutica. O estudo foi baseado na experiência do tratamento (internação e ambulatorial) de pacientes da Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre-RS. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa reflexiva. O tempo de observação foi de oito meses e o material utilizado para a análise foram observações participativas das atividades da Unidade. As observações aconteceram de forma livre e não estruturada buscando-se observar interações paciente/terapeuta. O material de análise foi retirado do diário de campo e da síntese mensal do comportamento observado em paciente que se manteve abstinente. A técnica distração/relaxamento possibilitou situações de intervenção terapêutica em situações informais com os pacientes. A participação do terapeuta nas atividades do paciente torna possível acessar esquemas emocionais intervindo de modo que os tornem sensíveis à reestruturação. A análise dos dados demonstrou que a relação terapêutica e as técnicas cognitivo-comportamentais possibilitaram evolução pessoal aos pacientes, viabilizando aumento na qualidade de vida e manutenção da abstinência.

Palavras-chave : Abstinência; Dependência química; Relação terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License