SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Mindfulness nas terapias cognitivas e comportamentaisOrigem e manutenção do comportamento agressivo na infância e adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CARNEIRO, Rachel Shimba. A relação entre habilidades sociais e qualidade de vida na terceira idade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.1, pp. 45-54. ISSN 1808-5687.

Estudos atuais apontam que a capacidade de interagir socialmente é fundamental para o idoso, a fim de que este possa obter melhor qualidade de vida. Entretanto, pesquisas científicas nacionais nessa área, que poderiam fornecer maior compreensão da relação entre habilidades sociais e qualidade de vida, são escassas. O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais e a qualidade de vida de 30 idosos da UnATI/UERJ, 30 idosos de contextos familiares e 15 idosos que vivem em asilos e a relação entre esses temas. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: o Inventário de Habilidades Sociais e o WHOQOL-ABREVIADO. A partir dos dados obtidos nos instrumentos especificados acima, observou-se que os idosos que vivem em asilos, quando comparados aos idosos freqüentadores da UnATI/UERJ ou aos idosos do contexto familiar, apresentaram menor repertório de habilidades sociais e pior qualidade de vida. Os resultados desse estudo apontam correlações estatisticamente significantes entre o escore total da variável habilidade social e o escore total da qualidade de vida (r=0,456, n=71, p=0,000). Essa pesquisa fornece subsídios para a implantação de Programas de Treinamentos de Habilidades Sociais específicos para terceira idade, contribuindo para que os idosos obtenham melhor qualidade de vida.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Qualidade de vida; Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License