SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A relação entre habilidades sociais e qualidade de vida na terceira idadeDéficits cognitivos em pacientes usuários de crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BARROS, Patrícia  e  SILVA, Fábio Barbirato Nascimento. Origem e manutenção do comportamento agressivo na infância e adolescência. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.1, pp. 55-66. ISSN 1808-5687.

O presente estudo possui o objetivo de apresentar uma revisão da literatura a respeito das principais causas e mantenedores do comportamento agressivo na infância e adolescência. Com a finalidade de favorecer o diagnóstico e a conseqüente intervenção, esta revisão abordou primordialmente a influência de fatores aliados ao desenvolvimento sócio-emocional, bem como a participação de alguns dos transtornos neuropsiquiátricos infanto-juvenis. Aspectos do temperamento aliados às diversas influências ambientais (como as práticas parentais, escolares e a mídia) parecem favorecer o entendimento básico do desenvolvimento sócio-emocional. A manifestação de transtornos neuropsiquiátricos pode ocorrer paralelamente ao processo de desenvolvimento, tornando-se mais um fator digno de atenção. Neste estudo, abordou-se quatro dessas desordens: o Transtorno Bipolar do Humor (TBH), o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e o Transtorno de Conduta (TC). As investigações a respeito deles giram, basicamente, em torno de seus diagnósticos diferenciais e das comorbidades entre eles, gerando uma série de questionamentos a respeito de suas classificações nosológicas.

Palavras-chave : Comportamento agressivo; Desenvolvimento sócio-emocional; Transtornos neuropsiquiátricos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License