SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Origem e manutenção do comportamento agressivo na infância e adolescênciaDepressão, ansiedade e consumo de substâncias em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

RODRIGUES, Viviane Samoel; CAMINHA, Renato Maiato  e  HORTA, Rogério Lessa. Déficits cognitivos em pacientes usuários de crack. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.1, pp. 67-72. ISSN 1808-5687.

Este trabalho teve como objetivo pesquisar déficits cognitivos em pacientes usuários de crack. O uso de cocaína fumada (crack) tem aumentado no Brasil. Disso decorrem comprometimentos nas funções cognitivas. Déficits na atenção, na memória, nas funções executivas e nas soluções de problemas são destacados freqüentemente. Este foi um estudo transversal do tipo caso-controle. A amostra foi constituída pela estratégia “bola-de-neve”, com sujeitos usuários de crack e usuários de álcool e/ou tabaco (não-usuários de cocaína), todos em tratamento hospitalar ou ambulatorial. Aplicou-se a cada sujeito uma bateria neuropsicológica, assim composta: Raven Geral, WAIS- R (Vocabulário, Compreensão, Cubos e Símbolos Numéricos) e Figura Complexa de Rey, e seus desempenhos foram comparados com o grupo-controle de não-usuários. Os usuários estavam em abstinência de, no mínimo, sete dias. Os resultados evidenciam prejuízo significativo do grupo usuário em relação ao grupo controle no que tange a memória não-verbal e as funções visuo-construtivas.

Palavras-chave : Déficits cognitivos; Cocaína; Crack.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License