SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Déficits cognitivos em pacientes usuários de crackDepressão, rendimento escolar e estratégias de coping em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MANSO, Dina Susana da Silva  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Depressão, ansiedade e consumo de substâncias em adolescentes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.1, pp. 73-84. ISSN 1808-5687.

As relações entre depressão, ansiedade, fatores ambientais e notas escolares foram estudadas numa amostra de 344 adolescentes, estudantes do ensino secundário de escolas de diversos conselhos do país, com uma média de idades de 17 anos (DP = 12,43), dos quais 147 pertenciam ao gênero masculino e 197 ao gênero feminino. As medidas de avaliação utilizadas foram CDI (Kovacs, 1992), MASC (March, 1997) e QEA (Santos, 2004). No geral, os resultados obtidos permitiram apoiar as hipóteses formuladas em relação às diferenças para diferentes variáveis como idade, gênero e uso de álcool e tabaco, em que seriam os jovens adultos, as moças e aqueles que consumiam álcool e tabaco com regularidade os que apresentariam níveis de depressão e ansiedade mais elevados. De igual modo, foi encontrada uma relação positiva entre ansiedade e depressão. Os resultados foram discutidos de acordo com a literatura e as suas implicações para a prática clínica.

Palavras-chave : Depressão; Ansiedade; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License