SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Depressão, rendimento escolar e estratégias de coping em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ANDRADE, Tânia Moraes Ramos  e  ARGIMON, Irani Iracema De Lima. Sintomas depressivos e o uso de substâncias psicoativas durante a vida em adolescentes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.1, pp. 95-104. ISSN 1808-5687.

Introdução: A depressão é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns da adolescência. Nos quadros depressivos, é freqüente a ocorrência de comorbidades psiquiátricas, tais como o uso abusivo de substâncias psicoativas. Objetivo: investigar a associação entre sintomas depressivos e o uso de substâncias psicoativas em adolescentes. O grupo estudado é composto por estudantes do ensino médio de escolas privada e pública de porto alegre-rs. Método: trata-se de um estudo com delineamento transversal, com amostra por conveniência de 706 adolescentes. Os instrumentos utilizados foram: uma ficha dos dados sócio-demográficos, informações sobre o uso de substâncias psicoativas e o inventário de depressão de Beck (BDI). Resultados: 28% dos participantes da pesquisa apresentaram sintomas depressivos. OS adolescentes que fizeram uso de álcool, tabaco, cocaína ou outras substâncias apresentaram mais sintomas depressivos do que os que não as utilizaram (t = 2,248, p = 0,025). Conclusão: observa-se que a prevalência de sintomas depressivos nesta amostra é alta e similar a outros estudos com adolescentes. a associação entre o conhecimento da presença de sintomas depressivos nos adolescentes e o uso de substâncias psicoativas pode contribuir para a implantação de programas voltados para essa clientela, visando à prevenção em seus três níveis: primário, secundário e terciário.

Palavras-chave : Adolescência; Sintomas depressivos; Substâncias psicoativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License