SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Trastorno de pánico: resistencia terapéutica y prevención de las recaídasQualidade de vida e bem-estar em crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MARIA, Aznar-Farias  e  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Reflexões sobre pró-socialidade, resiliência e psicologia positiva. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 39-46. ISSN 1808-5687.

O presente artigo traz uma reflexão sobre pró-socialidade, resiliência e psicologia positiva, e ainda sobre desenvolvimento de jovens em territórios chamados de risco. Mostra estudos que vêm sendo desenvolvidos desde a década de 1980 sobre pró-socialidade, educação voltada para comportamentos pró-sociais e prevenção de comportamentos anti-sociais. Relaciona a pró-socialidade tanto com a psicologia evolutiva (do desenvolvimento) quanto com a psicologia social. Aponta questões críticas envolvidas no conceito da pró-socialidade (da mesma forma que o constructo da resiliência), no que tange à sua vinculação com a ideologia. Refere que no Brasil ainda não são encontrados estudos específicos sobre pró-socialidade. A resiliência é vista como uma adaptação positiva a despeito das adversidades. Faz uma breve revisão da teoria ecológica do desenvolvimento humano que valoriza os processos psicológicos em sua relação com as multi-determinações ambientais para o entendimento do desenvolvimento (além dos fatores biológicos). Apresenta ainda reflexões sobre o problema brasileiro do desenvolvimento de jovens em territórios considerados de risco. A implantação de modelos de aprendizagem em pró-socialidade, podendo atingir diferentes níveis de sistemas ecológicos, é recomendada como dispositivo para promoção da resiliência.

Palavras-chave : Pró-socialidade; Resiliência; Psicologia do desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License