SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Reflexões sobre pró-socialidade, resiliência e psicologia positivaPropriedades psicométricas de uma escala de auto-eficácia acadêmica e suas relações com desempenho estudantil e interação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GASPAR, Tania; MATOS, Margarida Gaspar de; RIBEIRO, José Luís Pais  e  LEAL, Isabel. Qualidade de vida e bem-estar em crianças e adolescentes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 47-60. ISSN 1808-5687.

A equipe portuguesa do projeto Aventura Social concluiu, em 2006, o processo de tradução e adaptação dos instrumentos Kidscreen (versão para crianças e para pais). O Projeto Europeu Kidscreen foi desenvolvido com o objectivo de construir um instrumento estandardizado para avaliar a qualidade de vida de crianças e adolescentes e dos respectivos pais. Um total de 3195 crianças e adolescentes e 2256 respectivos pais foram incluídos nesta análise. O presente estudo debruça-se sobre a versão Kidscreen filhos. Os resultados, a consistência interna das 10 dimensões propostas (Alpha de Cronbach), variaram entre 0, 60 (autopercepção) e 0, 88 (questões económicas). A qualidade de vida relacionada com a saúde foi depois analisada em função de género, idade, estatuto socioeconómico e nacionalidade, com utilização de ANOVAs. Pretende-se uma maior compreensão da percepção de qualidade de vida relacionada com a saúde, a identificação de populações de risco e fornecer a esta população programas de intervenção (individuais, interpessoais e comunitários), devidamente contextualizados e avaliados.

Palavras-chave : Bem-estar; Qualidade de vida relacionada com a saúde; Crianças e adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License