SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Propriedades psicométricas de uma escala de auto-eficácia acadêmica e suas relações com desempenho estudantil e interação socialO trabalho com sonhos na terapia cognitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BORGES, Ana Inês; MANSO, Dina Susana; TOME, Gina  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Depressão e coping em crianças e adolescentes portugueses. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 73-84. ISSN 1808-5687.

O objectivo deste estudo foi analisar a relação da depressão e das estratégias de coping entre si e em função da idade e do gênero. A amostra foi constituída por 916 sujeitos, de ambos os sexos com média de idade de 14,4 anos (DP=2,62), recrutados aleatoriamente de escolas públicas de diversas regiões de Portugal, onde foram sorteadas duas turmas referente a cada ano leccionado nas diferentes escolas das localidades seleccionadas, do 5º ao 12º ano, correspondente, em Portugal, ao percurso escolar entre 10 e 18 anos. As medidas de avaliação utilizadas foram o CDI (Kovacs, 1992) e o CRI-Y (Moos, 1993). Os resultados revelaram que o grupo dos pós-adolescentes (18-22 anos) e as meninas apresentaram índices mais elevados de depressão e utilizavam mais estratégias de coping, comparativamente com os grupos dos pré-adolescentes (10-13 anos), dos adolescentes (14-17 anos) e dos os rapazes. Observamos que, à medida que os sintomas depressivos aumentam, a utilização de estratégias de coping diminui, tal como que os grupos que demonstraram menos sintomas de depressão ou índices médios de sintomas foram os que apresentaram valores mais elevados relativamente às estratégias de coping. De um modo geral, o estudo sugeriu que as meninas e os adolescentes mais velhos são mais deprimidos e utilizam estratégias de coping menos eficazes perante acontecimentos estressantes.

Palavras-chave : Depressão; Estratégias de coping; Idade e gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License