SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Depressão e coping em crianças e adolescentes portuguesesAnálise quase-experimental dos efeitos de um programa de educação continuada de professores no manejo de comportamento em sala de aula: o sistema de countoons índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SHINOHARA, Helene. O trabalho com sonhos na terapia cognitiva. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2006, vol.2, n.2, pp. 85-90. ISSN 1808-5687.

Desde o início do desenvolvimento da terapia cognitiva como abordagem psicoterápica, muitas inclusões teóricas e técnicas têm sido feitas aos parâmetros propostos inicialmente. Explorar temas deixados em aberto, como o trabalho com os sonhos, tem sido um desafio importante para os terapeutas. Pesquisas sugerem que o conteúdo de alguns sonhos pode ter relação com a personalidade do sonhador, contém temas e expectativas de desfechos semelhantes com os pensamentos dele quando acordado, e que as mesmas preocupações conscientes são expressas na experiência do sonho. Pode-se então considerar alguns sonhos como rico material terapêutico, onde padrões cognitivos e afetivos são expressados e esquemas podem estar exercendo sua máxima influência. Uma vez que o processo de lembrança e discussão do sonho ocorre em estado de vigília, o “modo” usado pelo cliente para lembrar detalhes e interpretar as memórias do sonho conterá as mesmas distorções características de suas interpretações da realidade. O objetivo do artigo é apresentar, de forma sucinta, algumas elaborações teóricas sobre o modelo cognitivo dos sonhos, assim como propostas de intervenção cognitiva com posterior descrição de um caso clínico, onde o sonho do paciente foi utilizado como principal indício de mudança de crença.

Palavras-chave : Sonhos; Terapia cognitiva; Intervenção terapêutica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License