SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Health related behavioursSíndrome de Asperger em paciente adulto: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CUNHA, Silvia Mendes da et al. Habilidades sociais em alcoolistas: um estudo exploratório. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 31-39. ISSN 1808-5687.

O presente estudo teve como objetivo avaliar as habilidades sociais em alcoolistas, bem como investigar as crenças e expectativas pessoais sobre os efeitos do uso do álcool, pois crenças permissivas para o consumo etílico podem influenciar no desenvolvimento do alcoolismo. Em um grupo de 26 pacientes dependentes de álcool, atualmente em tratamento em um centro de dependência química, foram aplicados dois instrumentos: (a) Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e (b) Inventário de Expectativas e Crenças Pessoais acerca do Álcool (IECPA). Os resultados indicam que déficits em habilidades sociais estão presentes entre os pacientes avaliados, mostrando-se mais evidentes nas habilidades de auto-afirmação, sentimento positivo e conversação e em desenvoltura social. Além disso, constatou-se que estão presentes nesses indivíduos crenças e expectativas de facilitação nas interações sociais através do uso do álcool.

Palavras-chave : Alcoolismo; Habilidades sociais; Crenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License