SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Habilidades sociais em alcoolistas: um estudo exploratórioModelo europeu de formação e supervisão em Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) para profissionais de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BORGES, Manuela  e  SHINOHARA, Helene. Síndrome de Asperger em paciente adulto: um estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 41-48. ISSN 1808-5687.

Os Transtornos Invasivos do Desenvolvimento têm recebido atenção especial dos psicólogos, principalmente dos terapeutas cognitivo-comportamentais, que investigam uma forma mais eficaz de intervir clinicamente nesta população. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma descrição dos principais transtornos desta classe diagnóstica e relatar o tratamento de um paciente adulto com Síndrome de Asperger. As co-morbidades são comuns entre estes pacientes, por este motivo, as ocorridas no caso citado também serão sucintamente apresentadas. O tratamento e suas peculiaridades, direcionadas para este tipo de paciente, serão descritos, assim como suas limitações. Alguns aspectos importantes abordados durante a terapia foram: o questionamento socrático, a percepção dos aspectos pragmáticos da linguagem, o treino em solução de problemas e para o aumento da empatia e das habilidades sociais, a tentativa de ampliação de sua gama de interesses, a expressão mais adequada de suas emoções e um melhor reconhecimento das emoções alheias, o desenvolvimento do raciocínio abstrato e a tentativa de relativização de seu estilo de pensamento e comportamento.

Palavras-chave : Transtornos invasivos do desenvolvimento; Terapia cognitivo-comportamental; Síndrome de Asperger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License