SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Síndrome de Asperger em paciente adulto: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

COTTRAUX, Jean  e  MATOS, Margarida Gaspar de. Modelo europeu de formação e supervisão em Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs) para profissionais de saúde mental. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2007, vol.3, n.1, pp. 49-61. ISSN 1808-5687.

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) exige o desenvolvimento de competências sociais específicas e a tomada de consciência da influência das cognições e emoções do terapeuta no processo terapêutico. Apresenta-se uma síntese histórica referente ao surgimento das TCCs, no âmbito da própria evolução do conceito de saúde mental, seguida de uma síntese actual dos trabalhos que dizem respeito à modificação das cognições e emoções dos terapeutas durante o período de supervisão, de acordo com os princípios da aprendizagem social e da psicologia cognitiva. Retoma-se a problemática da aliança terapêutica enquanto relação de colaboração. Propõe-se um modelo de três níveis de formação e de supervisão, em função do nível de dificuldade dos problemas clínicos. Propõe-se, ainda, uma nova abrangência da relação terapêutica, que tem também implicações em nível da formação/supervisão. O papel do terapeuta é sobretudo ajudar o doente a autonomizar-se, favorecendo o aumento das suas competências pessoais e sociais para a gestão da sua vida. Descreve-se o modelo de formação e supervisão utilizado em França, na Universidade Claude Bernard, Lyon I, que dá acesso à filiação na Associação Européia de Terapias Cognitivo-Comportamentais, através da Associação Francesa, enquanto linhas orientadoras na formação e supervisão em TCC.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Formação; Supervisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License