SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Training the next generation of researchers in psychosocial oncology: an innovative transdisciplinary multimethod approachSchemas in the structure of conjugal blonds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CAMACHO, Inês  and  MATOS, Margarida Gaspar de. Práticas parentais educativas, fobia social e rendimento académico em adolescentes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2007, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-5687.

As práticas parentais educativas e a sua relação com outras variáveis, nomeadamente a fobia social e o rendimento académico, tem suscitado um crescente interesse por parte de investigadores na área da psicologia, pelo facto destas variáveis serem de extrema importância, podendo condicionar a vida escolar e social das crianças e adolescentes. A presente investigação tem como objectivo estudar a relação existente entre as práticas parentais educativas, fobia social e rendimento académico em adolescentes. A amostra é constituída por 285 sujeitos (146 meninas e 139 rapazes) com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos de idade, que frequentam o 7º e 8º ano de escolaridade. Foi utilizado um Questionário de dados demográficos, o QLP-A para avaliar as práticas parentais educativas, para avaliar a fobia social foi utilizado SPAI-C foi igualmente utilizado um questionário sobre as notas obtidas em cada disciplina. Verificou-se uma maior incidência da fobia social no género feminino. Verificou-se igualmente, que os jovens a quem os pais dão autonomia e carinho, têm tendência a ter um melhor rendimento académico, bem como uma menor predisposição para apresentar fobia social. Os jovens que recebem protecção por parte dos pais têm tendência para apresentar sintomas de fobia social, e pior rendimento académico.

Keywords : Práticas parentais educativas; Fobia social; Rendimento académico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License