SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Os esquemas na estruturação do vínculo conjugalHistória e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PINHO, Vanessa Dordron de  e  OLIVA, Angela Donato. Habilidades sociais em fumantes, não fumantes e ex-fumantes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2007, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-5687.

O objetivo desta pesquisa foi tentar preliminarmente conhecer a relação entre habilidades sociais e a condição de ser fumante, não fumante ou ex-fumante. A hipótese do presente estudo foi a de que os ex-fumantes seriam mais habilidosos socialmente. Foi aplicado o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em 148 pessoas. Os dados foram processados pelo SPSS versão 13.0 e foram realizadas análises descritivas e um cálculo de regressão múltipla. A amostra pequena, e alto nível de escolaridade impossibilitam generalizações para a população em geral. Embora a diferença não tenha sido significativa, as habilidades sociais se mostraram mais elaboradas entre os ex-fumantes, o que sugere a necessidade de novas investigações com um maior número de participantes para que fique mais clara a relação entre habilidades sociais e ser fumante, não fumante ou ex-fumante. A despeito de ser um estudo preliminar, os resultados seguem as tendências observadas em outros estudos nos quais são identificadas variáveis que atuam como fator de proteção ou de predisposição ao tabagismo, bem como fatores facilitadores do tratamento da dependência. Futuras investigações sobre o tema são necessárias para que possam ser aprimoradas estratégias preventivas e de tratamento do tabagismo.

Palavras-chave : Tabaco; Habilidades sociais; Dependência à nicotina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License