SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Habilidades sociais em fumantes, não fumantes e ex-fumantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

RANGE, Bernard Pimentel; FALCONE, Eliane Mary de Oliveira  e  SARDINHA, Aline. História e panorama atual das terapias cognitivas no Brasil. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2007, vol.3, n.2, pp. 0-0. ISSN 1808-5687.

O artigo faz uma breve revisão da história das terapias cognitivas e do seu desenvolvimento no Brasil, além de avaliar as suas diferentes tendências teóricas e práticas entre 228 psicólogos e 20 psiquiatras brasileiros, que escolheram, dentre três modelos teóricos de intervenção apresentados em um questionário (A - de reestruturação cognitiva; B - cognitivo-comportamentais e C - construtivistas), aquele que mais norteava a sua prática clínica.  Outros dados solicitados no questionário incluíram: tempo de experiência, tipo de treinamento, abordagem de treinamento inicial, áreas de atuação, local de atuação e profissão. Os resultados indicam uma crescente expansão das terapias cognitivas no Brasil, especialmente nos últimos cinco anos, sendo o Rio de Janeiro o local de maior concentração de profissionais dessa abordagem. A grande maioria dos terapeutas adota a combinação dos modelos A e B em suas práticas clínicas. Quando apenas um modelo é utilizado, o modelo A é o mais popular dos três, seguido do B. A clínica-escola e os cursos de especialização ou de formação têm sido predominantes no treinamento dos participantes. O percentual de profissionais que atua em hospitais ainda é pequeno em relação aos que trabalham em clínicas ou consultórios. Uma replicação do estudo após 10 anos é sugerida.

Palavras-chave : Terapias cognitivas; História no Brasil; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License