SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Saúde e felicidade na adolescência: factores individuais e sociais associados às percepções de saúde e de felicidade dos adolescentes portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MATOS, Margarida Gaspar de; DAVID, Celso; SIMOES, Celeste  e  TAVIRA, Luis. Children, health assets and poverty in a recent post-war scenario: the Angola case. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2008, vol.4, n.2, pp. 5-18. ISSN 1808-5687.

Angola é um país de língua oficial Portuguesa que enfrentou recentemente uma guerra civil depois de décadas de ocupação colonial. O bem-estar económico, as preocupações com a saúde e a escolarização são ainda um privilégio de poucos. Um estudo em meio escolar foi realizado em quarto escolas em Benguela (Sul de Angola). 22 Escolas foram aleatoriamente seleccionadas, incluindo 701 alunos do oitavo e o 10º ano de escolaridade, 55.2% dos participantes eram rapazes. A idade média foi 17.5 anos, com um DP de 3.25. Uma análise descritiva seguida de uma análise multivariada revelou que a percepção de bem-estar económico da família foi sobretudo associada com aspectos positivos da saúde: consumo de frutas, percepção de competência escolar, o nível de instrução da mãe e o número de amigos. A satisfação com a vida associou-se ao bem-estar económico da família, bem como ao nível de instrução da mãe, ao consumo de fruta e à percepção de segurança na escola Identificar e mapear os “trunfos para a saúde” parece pois uma visão promissora. Sublinha-se a necessidade de focar aspectos positivos da vida das pessoas, tais como a escolarização, o capital social, a alimentação saudável, na promoção da saúde e bem -estar dos jovens.

Palavras-chave : Crianças; Adolescentes; Pobreza; Cuidados com a saúde; Escolaridade; Bem-estar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License