SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Supervisão em habilidades sociais e seu papel na promoção deste repertório em estagiários de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PINTO, Márcia Cristiana Nunes  e  PICON, Patrícia. Adoção: proposta preliminar para uma abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental para pais adotantes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2009, vol.5, n.1, pp. 3-17. ISSN 1808-5687.

Introdução: a adoção praticada atualmente tem como prioridade o bem estar do adotado. Entretanto os pais adotantes apresentam crenças disfuncionais com relação à adoção e aos futuros filhos adotivos que interferem no desenvolvimento saudável do adotado em sua nova família. Objetivo e metodologia: as autoras, com experiência profissional nas áreas de psiquiatria e psicologia jurídicas, desenvolvem uma proposta preliminar de abordagem psicoterápica cognitivo-comportamental para pais adotantes, após revisão teórica não sistematizada da literatura nacional e busca nas bases eletrônicas de dados Scielo, Pubmed e Google Acadêmico. Não foram localizadas publicações em periódicos no Brasil que abordassem o tema. Síntese: a versão preliminar é a de um protocolo de dez entrevistas de psicoterapia cognitivo-comportamental em grupo, com ênfase na psicoeducação, e inclusão de técnicas de reestruturação cognitiva, ensaios comportamentais, treinamento de habilidades sociais e resolução de problemas. Comentários finais: no Brasil a adoção é tema de grande relevância social, mas ainda pouco estudado e apresenta escassez de publicações sobre abordagens cognitivo-comportamentais para pais adotantes. A intervenção preventiva proposta tem por objetivo amenizar dificuldades de adaptação, formação do vínculo, revelação do segredo, bem como orientar quanto ao estabelecimento de limites e de reforço positivo aos comportamentos bem adaptados dos filhos adotados.

Palavras-chave : Adoção; Pais adotantes; Terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License