SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Habilidades sociais entre professores e não professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

DIAS, M.ª Isabel Pinto Simões. Intervenção no Ensino Superior: promoção de competências com jovens adultos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 4-14. ISSN 1808-5687.

O presente artigo tem como objectivo apresentar o Programa de Promoção de Competências pessoais e profissionais em Educação de infância - PPCppEi  e os resultados da sua avaliação. Enquadrando-se numa perspectiva sócio-construtivista da aprendizagem, o PPCppEi assume-se como uma ferramenta educativa na promoção de competências no Ensino Superior. Visa o desenvolvimento do auto-conhecimento/auto-conceito/auto-estima; da comunicação interpessoal; da gestão da agenda pessoal; do trabalho em equipa; da resolução de problemas; da observação/avaliação; da planificação e da reflexão. O PPCppEi foi implementado junto de 39 estudantes do sexo feminino do curso de formação inicial em Educação de Infância do Instituto Politécnico de Leiria no ano lectivo 2004/2005. Os dados da sua avaliação revelaram que os participantes desenvolveram competências pessoais e profissionais, o que confirma a utilidade deste instrumento na promoção das competências que se propõe trabalhar.

Palavras-chave : Jovens adultos; Educação; Competência(s).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License