SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Habilidades sociais entre professores e não professoresAplicações da terapia cognitivo-comportamental em tratamentos de câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

BORGES, Karina Kelly et al. Fatores que influenciam a qualidade de vida de pessoas com epilepsia. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2009, vol.5, n.2, pp. 45-58. ISSN 1808-5687.

A epilepsia é uma desordem crônica que prejudica a qualidade de vida (QV) e interfere em aspectos emocionais, pessoais, sociais e de relacionamento familiar. Este estudo avaliou a QV de 165 pessoas com diagnóstico de epilepsia, com idade entre 18 e 75 anos (M=41,28; DP= 13,26), por meio do QQV-65. Os escores do questionário foram comparados com características clínicas da doença e entre aqueles pacientes que possuíam refratariedade das crises e com pacientes com crises controladas parcialmente. Não houve diferença em relação às duas populações no fator QV. O fator Emocional foi o mais afetado  em ambos os grupos, uma vez que o z-escore médio estimado foi de 51,0±14,4 para o Grupo I e 49,9±14,7 para o Grupo II. Quanto ao tipo de crise, a análise de variância (ANOVA) revelou que Saúde foi o único fator do QQV-65 que apresentou diferença estatisticamente significante entre os z-escores (P=0,024). Entretanto, para a freqüência das crises epiléticas, exceto Saúde (P=0,185), os demais fatores do QQV-65 mostraram-se relacionados de forma estatisticamente significante (P>0,05). O estudo demonstrou que a percepção de controle de crises é muito importante na avaliação da QV em todos os seus aspectos (saúde, físico, social, emocional, lócus de controle, auto-conceito e cognitivo)

Palavras-chave : Qualidade de vida; Epilepsia; Questionário QQV - 65.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License