SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Relação entre personalidade, transtornos de ansiedade e de humor: uma revisão da literatura brasileira literatura brasileiraIntervenção cognitivo-comportamental em paciente com constipação intestinal: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

PELISOLI, Cátula  e  PICCOLOTO, Luciane Benvegnu. Prevenção do abuso sexual infantil: estratégias cognitivo-comportamentais na escola, na família e na comunidade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 108-137. ISSN 1808-5687.

Este trabalho teve por objetivo revisar as estratégias utilizadas para a prevenção do abuso sexual infantil e os resultados encontrados nos estudos até então realizados. O abuso sexual contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública, que ocorre em todas as culturas e em todos os tempos, deixando inúmeras vítimas com conseqüências deletérias para seu desenvolvimento. Sabendo do imenso gasto público e do impacto gerado por essa violência para as vítimas, famílias e sociedade, uma proposta de prevenção é apresentada com base em estratégias cognitivas e comportamentais. Os contextos foco dessa proposta são a escola, a comunidade e a família, numa tentativa de integrar e fortalecer os esforços em direção a uma real proteção integral das crianças e adolescentes.

Palavras-chave : abuso sexual; prevenção; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )