SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Intervenção cognitivo-comportamental em paciente com constipação intestinal: relato de casoA TCC no pré e pós operatório de cirurgia cardiovascular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FRASSETTO, Silvana Soriano  e  BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider. Terapia cognitivo-comportamental infantil em situação de separação conjugal: estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 155-172. ISSN 1808-5687.

Estudo de caso de uma criança com Transtorno Fonológico relacionado a conflitos familiares e separação conjugal, atendido de acordo com o modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental. Tem como objetivo descrever a abordagem de tratamento realizada, enfocando a aliança terapêutica estabelecida com a paciente, as técnicas cognitivas e comportamentais utilizadas e os resultados do processo terapêutico. O manejo terapêutico baseou-se fundamentalmente na utilização de atividades lúdicas, desenhos, técnica de role-play e intervenções com os pais. Ao final de 20 sessões com a menina e seis com os pais, mudanças positivas puderam ser observadas na criança, como uma maior aceitação do processo de separação e um melhor relacionamento estabelecido com seus pais. Além disso, os pais estabeleceram um diálogo saudável, melhorando a sua compreensão da importância de um ambiente psicologicamente saudável para o desenvolvimento da criança. Permitir tais mudanças neste período inicial de desenvolvimento é extremamente importante, uma vez que afetam diretamente a construção esquemática do indivíduo, que ocorre a partir da interação da criança com a família e outros ambientes em que atua.

Palavras-chave : Separação Conjugal; Terapia Cognitivo-Comportamental; Transtorno Fonológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )