SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Terapia cognitivo-comportamental infantil em situação de separação conjugal: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

GOMES, Jaqueline Andréia da Luz  e  PERGHER, Giovanni Kuckartz. A TCC no pré e pós operatório de cirurgia cardiovascular. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.1, pp. 173-194. ISSN 1808-5687.

O presente artigo pretende verificar através de revisão de literatura, como são realizados os acompanhamentos psicológicos através da abordagem cognitivo comportamental, em pacientes que serão submetidos a cirurgia cardíaca. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e, no Brasil, estas doenças são a principal causa de morte na população. A cirurgia cardíaca é um dos tratamentos, sendo considerada de alta complexidade, destinada à correção cirúrgica de cardiopatias, defeitos congênitos, alterações anatômicas e tratamento de doenças crônicas, como a aterosclerose que causa obstrução coronariana levando a cirurgia de revascularização do miocárdio. Para submeter-se ao procedimento em situações eletivas, o paciente deve estar com estado clínico estável e receber acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, entre eles o psicólogo hospitalar. O acompanhamento psicológico vem exercendo importante função no manejo de problemas relacionados à doença, além da avaliação e preparação para procedimentos invasivos. A Terapia Cognitiva é escolhida por vários psicólogos porque apresenta breve duração, orientação para o presente, e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais para o uso de estratégias de enfrentamento mais adequadas. Atualmente, a psicoeducação, aliada a descoberta guiada, treino de habilidades sociais e as técnicas de relaxamento e distração são os procedimentos mais utilizados.

Palavras-chave : Cirurgia Cardíaca; Psicologia Hospitalar; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )