SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Histórico, diagnóstico e epidemiologia da ansiedade infanto-juvenil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

NEUFELD, Carmem Beatriz  e  CAVENAGE, Carla Cristina. Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 3-36. ISSN 1808-5687.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de sistematização do processo de conceitualização cognitiva com base na literatura e na prática clínica e de supervisão na formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. A conceitualização cognitiva é uma técnica de compreensão do caso e de adesão ao tratamento por parte do cliente. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), conceitualizar o caso significa traçar um panorama de como o cliente funciona e a partir disso, propor a forma mais eficaz de intervenção. A aplicação correta desse recurso psicoterápico pressupõe, além do domínio da técnica, uma base sólida de conhecimento dos pressupostos e da teoria subjacente. Neste sentido, inicialmente, serão abordados alguns pressupostos da TCC. O segundo foco do trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre a conceitualização cognitiva de caso e seus desafios no atendimento clínico. Por fim, é apresentada uma proposta de sistematização da conceitualização cognitiva, visando auxiliar os terapeutas menos experientes na prática da conceitualização de seus clientes, independente dos diferentes grupos de transtornos e/ou sintomatologias que os mesmos possam apresentar.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Conceitualização cognitiva; Formação do psicoterapeuta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License