SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Cognitive case conceptualization: systematization's proposal from clinical practice and cognitive-behavioral therapists trainingProblem-solving and suicide attempt: systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

VIANNA, Renata Barbosa; CAMPOS, Angela Alfano  and  LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Histórico, diagnóstico e epidemiologia da ansiedade infanto-juvenil. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 37-57. ISSN 1808-5687.

Os transtornos de ansiedade na infância e adolescência são reconhecidos como entidades patológicas de prevalência relevante em estudos epidemiológicos recentes. Os transtornos de ansiedade podem causar manifestações clínicas capazes de gerar importantes prejuízos no funcionamento normal do indivíduo. Quando presentes na infância ou na adolescência, há incremento na possibilidade do progressivo agravamento da condição mórbida ao longo da vida. A revisão crítica da literatura contemplou, na infância e adolescência, o estudo do transtorno de ansiedade de separação, do transtorno de ansiedade generalizada e do transtorno de ansiedade social - em perspectiva: histórica; de critérios diagnósticos; da expressão clínica; dos desdobramentos de epidemiologia; das comorbidades; e de prognóstico. A compreensão contextualizada historicamente de reconhecimento destes transtornos, sustentado em critérios diagnósticos em constante revisão, aponta para a possibilidade de um contínuo de sintomatologia ansiosa da infância e adolescência para idade adulta. O reconhecimento correto e o adequado cuidado na atenção e no tratamento são, atualmente, direções fundamentais para os profissionais das áreas de saúde e educação.

Keywords : transtornos de ansiedade infanto-juvenis; diagnóstico; epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License