SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Problem-solving and suicide attempt: systematic reviewDevelopment and construction of body image in contenporary: a cognitive-behavioral perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

RONDINA, Regina de Cássia. A relação entre tabagismo e habilidades sociais: uma revisão da literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 80-93. ISSN 1808-5687.

A literatura sugere associação entre consumo e dependência de drogas e o repertório de habilidades sociais do indivíduo. Contudo, ainda há relativamente poucos trabalhos enfocando, especificamente, a relação entre tabagismo e habilidades sociais. Além disso, ainda há escassez de estudos brasileiros sobre o assunto. Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre tabagismo e habilidades sociais, destacando os alicerces teóricos que fundamentam as pesquisas, bem como os principais dados obtidos até o momento. Um dos temas mais investigados é a relação entre assertividade e tabagismo. Supõe-se que a falta de assertividade e, em especial, a habilidade de recusa à oferta de drogas e / ou pressão dos pares para o consumo possa ser fator de risco para iniciação do tabagismo, principalmente em adolescentes. Contudo, a bibliografia nesse sentido ainda é controversa. Novos estudos no sentido de elucidar essas associações, poderiam contribuir com programas de prevenção e intervenção para consumo de tabaco, que utilizem o treino em habilidades sociais como estratégia.

Keywords : Tabagismo; habilidades sociais; cognitivo- comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License